preloader

Search Here

TERMOS MAIS UTILIZADOS EM PLANOS DE SAÚDE

Contratar um Plano de Saúde exige atenção aos termos e palavras usuais presentes no contrato, pois só assim o beneficiário poderá entender seus direitos e deveres e usufruir de uma assistência à saúde adequada e segura. Abaixo colocamos alguns desses termos para auxiliá-lo no entendimento dessa contratação.

 

ABRANGÊNCIA: "Abrangência" se refere à cobertura geográfica que o plano de saúde contratado oferece ao beneficiário. Isso significa os municípios, estados ou regiões em que o Plano de Saúde oferece acesso ao atendimento ao beneficiário, incluindo consultas, clínicas, laboratórios e hospitais.

 

ACOMODAÇÃO: É o tipo de acomodação contratado que o Plano de Saúde dará ao beneficiário, podendo ser apartamento, quarto ou enfermaria.

 

BENEFICIÁRIO: Beneficiário é a pessoa jurídica ou física que tem um Plano de Saúde.

 

CARÊNCIA: É o período que o beneficiário não poderá usufruir de um serviço dentro do prazo estipulado.

 

CARÊNCIAS ESPECIAIS: Prazos de carência diferenciados para determinados procedimentos médicos ou para determinadas condições de saúde.

 

CARTA DE PERMANÊNCIA: Documento fornecido pela operadora que comprova que o beneficiário está adimplente com suas obrigações e pode mudar de plano sem cumprir novas carências.

 

COBERTURA: Refere-se aos tratamentos médicos e outros serviços estabelecidos em contrato que o beneficiário terá junto ao Plano Contratado.

 

COPARTICIPAÇÃO: É uma modalidade de contratação de Plano de Saúde onde o beneficiário paga uma taxa adicional ao valor contratado no momento da utilização de um procedimento, seja para consultas, exames ou procedimentos hospitalares em geral.

 

DECLARAÇÃO DE SAÚDE: No ato da contratação de um Plano de Saúde, o beneficiário deverá preencher corretamente se tem alguma doença pré-existente. Isso é fundamental para determinar o período de carência que deverá ser cumprido para essa doença. A omissão de informações, ou ainda falsa informação, pode acarretar no cancelamento do Plano de Saúde.

 

DOENÇAS PRÉ-EXISTENTES: Condições de saúde que o beneficiário já possuía antes da contratação do plano de saúde e que podem ter prazos de carência diferenciados.

 

EXCLUSÃO DE COBERTURA: São procedimentos médicos ou condições de saúde do beneficiário que não estão cobertos pelo Plano de Saúde contratado.

 

FRANQUIA: A franquia é um valor que se paga à parte do valor do Plano de Saúde mensal, para qualquer tipo de procedimento médico hospitalar.  

 

LIMITE DE COBERTURA: É um valor máximo onde uma Operadora de Saúde pagará para cada procedimento ou tratamento médico.

 

OPERADORA DE SAÚDE: Operadora de Saúde é aquela que comercializa Plano de Saúde a você ou sua empresa.

 

PORTABILIDADE: Possibilidade do beneficiário trocar de Plano de Saúde sem perder as carências já cumpridas.

 

REAJUSTE: É a forma que o Plano de Saúde terá reajustes no plano contratado.

 

REDE CREDENCIADA: É relação de médicos, hospitais, clínicas e laboratórios disponibilizados ao beneficiário pelo Plano de Saúde conforme o plano contratado, podendo ser rede própria da Operadora ou contrata pela mesma.

 

REDE PRÓPRIA: Muitas Operadoras de Saúde possuem rede própria de atendimento, seja com médicos, clínicas, laboratórios e hospitais.

 

ROL DE PROCEDIMENTOS: Lista de procedimentos médicos que as Operadoras de Planos de Saúde são obrigadas a cobrir.