preloader

Search Here

REAJUSTES DOS PLANOS DE SAÚDE

Entenda como é aplicado o reajuste nos Planos de Saúde

PLANOS DE SAÚDE INDIVIDUAL

Os Planos de Saúde Individuais são divididos por:

- ADESÃO – São coletivos formados por entidades de classes, sindicatos, classista ou setorial.

Nos reajustes anuais para esses planos individuais coletivos, o cálculo é feito através da usabilidade do plano de saúde daqueles que compõem esse plano. Por isso, para cada entidade de classe ou outros, os valores de reajustes variam. Quanto maior a utilização do plano daqueles que compõem uma entidade, maior será o reajuste.

Prós – Os valores iniciais dos planos de saúde por Adesão tornam-se bem inferiores, se confrontados com os individuais adquiridos diretamente junto a uma operadora de saúde, chegando em muitos casos a uma redução por volta de 40%. Outro fator relevante frente ao Plano de Saúde Direto com a Operadora é da oferta maior de Rede Credenciada de Hospitais, Clínicas e Médicos.

Contras – O percentual dos reajustes dos planos de saúde por Adesão tende a tornar a mensalidade bem maior ao longo do tempo, se comparado ao individual adquirido diretamente com uma operadora. Isso se deve ao fato que nesses planos por Adesão os reajustes não são determinados pelo governo, e sim pela usabilidade de cada categoria.

- INDIVIDUAL DIRETO COM A OPERADORA

Os reajustes individuais diretamente com as operadoras de saúde são totalmente diferentes dos de Adesão, pois o cálculo de reajuste é determinado pela ANS (Agência Nacional de Seguros) a cada 12 meses.

Esses planos Individuais, cada vez mais, estão ficando restritos, são poucas as operadoras de saúde que ainda comercializam.

Prós – Por ser planos que a ANS (Agência Nacional de Saúde) regulamenta os reajustes, quase sempre o reajuste é inferior ao de Adesão.  Com isso, em poucos anos estes tendem a ficar mais acessíveis que os planos por Adesão. Esse plano é muito recomendado para profissionais assalariados, por não sofrer tanto a acumulação dos reajustes acima de seu ganho.

Contras – Por ser um plano que hoje são poucas as operadoras que operam, a rede credenciada de hospitais e clínicas é bem restrito.