preloader

Search Here

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE PLANO DE SAÚDE INDIVIDUAL

Tipos de Plano de Saúde Individual

- Individual pessoa física.

- Familiar pessoa física com um titular estendendo a cônjuge e filhos.

- Plano por Adesão: vinculado a sindicatos e associações profissionais e estudantis.

Plano Individual Pessoa Física

Qualquer pessoa maior de idade poderá fazer a contratação de um Plano Individual para pessoa física, independentemente de sua atividade profissional. Esse tipo de plano ao longo dos anos está sendo extinguido do portfólio de produtos na maioria das operadoras de saúde, sendo um dos motivos a regulamentação dos reajustes anuais que é feita pela ANS (Agência Nacional de Saúde), onde acabam, na maioria das vezes, tendo seus índices de reajuste bem inferiores frente aos demais tipos de contratações.

As operadoras de saúde que comercializam Plano de Saúde Individual podem oferecer também uma rede credenciada ou própria de hospitais, clínicas, e médicos especializados

Modalidades de Contratação de Plano Individual para Pessoa Física

- COM COBERTURA TOTAL

O Plano de Saúde Individual pode ser adquirido com cobertura total, ou seja, cobre a totalidade de eventuais custos como: internação hospitalar, exames laboratoriais e clínicos e consultas médicas.

- COM COPARTICIPAÇÃO

Nessa modalidade de Plano, o cliente da operadora pagará pelo uso de cada procedimento utilizado, seja este uma internação, exames, consultas ou outros, e esse valor cobrado será acrescido na próxima fatura de seu plano contratado.

Importante saber que a ANS (Agência Nacional de Saúde) determina um valor máximo para cada procedimento, mas as operadoras podem cobrar diferentes valores, desde que esses sejam menores que o estipulado pela ANS.

 O plano de saúde por adesão acaba tendo um valor inferior ao “plano referencial” e pode gerar uma economia de até 40% na mensalidade, dependendo de cada operadora.

 Vale ressaltar que essa modalidade de coparticipação é muito indicada para pessoas que utilizam pouco seu plano, devido à redução de custos mensais.

- ACOMODAÇÕES – ENFERMARIA OU QUARTO INDIVIDUAL

Um Plano de Saúde Individual pode ser contratado com acomodação (internações) em quarto/apartamento individual, ou somente com enfermaria, onde o cliente divide um espaço (quarto) com demais pacientes.

Vale observar que o plano de saúde com acomodação individual se torna mais caro que o plano com acomodação enfermaria e em algumas operadoras a diferença de valores mensais pode chegar a 45%.

- PLANOS DE SAÚDE COM COBERTURA PARCIAL

Esses Planos de Saúde conhecidos por “Segmentação Assistencial”, consistem na aquisição de planos onde se contrata somente uma segmentação de um produto, como por exemplo consultas e exames, excluindo internação hospitalar, ou ainda o inverso, onde se contrata somente cobertura hospitalar fazendo exclusão de exames e consultas.

 Vale ressaltar que a análise de cada variante de contratação desse modelo de plano deve ser feita minuciosamente, e com a ajuda de um corretor de saúde.

Carências para Plano de Saúde Individual

As carências para os Planos de Saúde Individual obedecem a legislação referente aos planos contratados a partir de 1.999. São elas:

- 24 horas para caso de urgência (acidentes pessoais ou complicações gestacionais) e  emergência (onde pode ocorrer risco de vida ou lesões irreparáveis ao paciente).

- 300 dias para caso de parto, excluindo os partos prematuros.

- 24 meses para doença/lesões preexistentes, onde o cliente as declara no ato da contratação.

- 180 dias Outras situações.

Esses são os limites máximos que as operadoras de saúde devem obedecer, porém fica a critério de cada uma a redução da(s) mesma(s).

Uma das vantagens para os planos de saúde por adesão é que costumam ter uma carência menor que os planos de saúde individual.

Reajustes dos Planos de Saúde Individual

- REAJUSTE PLANO DE SAÚDE INDIVIDUAL PESSOA FÍSICA

Na contratação do Plano de Saúde individual (feita diretamente junto a uma operadora de saúde), o reajuste é feito pelos critérios da ANS (Agência Nacional de Saúde), exceto para planos onde a contratação se deu antes da Lei 9656 de 1.999, nesse caso, valendo o que reza no contrato vigente.

- REAJUSTE PLANO POR ADESÃO

Diferentemente do Plano de Saúde Individual pessoa física, onde qualquer pessoa maior de idade pode fazer a contratação, esse plano por adesão somente pode ser adquirido por pessoas que pertençam a alguma associação, sindicato de classe, tenham formação completa ou sejam estudantes.

Os reajustes dos planos por adesão diferem dos reajustes para pessoa física (valores fixados pelo governo, através da ANS), pois é a categoria vinculada que calcula os custos de usabilidade de seus associados durante o ano.

- REAJUSTE POR MUDANÇA  DE FAIXA ETÁRIA

Os reajustes por faixas etárias, dizem os especialistas, se fazem necessários por causa da usabilidade que uma pessoa poderá fazer junto ao plano, conforme vai avançando sua idade.

Hoje, a contratação de um Plano de Saúde, além dos reajustes anuais, obedece a Resolução Normativa de número 63, que propicia à operadora de saúde praticar aumento do plano de saúde, nos casos de mudança de faixa etária, sendo:

-  0 a 18 anos

-  19 a 23 anos

-  24 a 28 anos

-  29 a 33 anos

-  34 a 38 anos

-  39 a 43 anos

-  44 a 53 anos

-  54 a 58 anos

-  59 anos ou mais

Os índices de reajustes para as faixas etárias são fixos, cabe a você, cliente, antes da contratação, ler atentamente quais são os índices que essa operadora de saúde aplicará durante o contrato, quando atingir as datas de aniversário estipuladas acima.

Vantagens e Desvantagens

Na questão de valores do plano, inicialmente, o Plano de Saúde por Adesão se torna mais vantajoso, visto que em alguns casos essa diferença pode chegar a até 40% mais barato que o Plano Individual.

Porém, como as regras de reajustes desses planos são bem diferentes (um estipulado pelo governo e o outro pelas entidades de classe, sindicatos e outros), com o passar dos anos, num curto espaço de tempo, o valor do plano de saúde por adesão passa à frente do Plano Individual Pessoa Física.

Operadoras de Saúde que comercializam Planos de Saúde Individual / Familiar

- Ameplan

- Amil Fácil

- Bio Saúde

- Bio Vida

- BlueMed

- Green Line

- Garantia Saúde

- Prevent Senior (a partir de 39 anos – planos voltados para terceira idade)

- Santa Helena

- São Cristóvão

- Transmontano

- UniHosp