preloader

Search Here

Cuidados da Mulher na Terceira Idade

Com os avanços cada vez maiores e mais rápidos da medicina na atualidade, a expectativa de vida tem crescido, no Brasil e em todo o mundo. Maioria na população mundial e no Brasil, as mulheres estão vivendo mais.

Nesse sentido, principalmente após a menopausa, os cuidados da mulher com a saúde devem ser intensificados e com periodicidade regular para se ter uma vida segura e saudável.

A Importância do Equilíbrio Hormonal

O equilíbrio hormonal é essencial para a garantia da manutenção da saúde. A  diminuição da produção de hormônios que acarretam na menopausa, também podem causar outras complicações, como a deficiência de vitaminas. A falta cálcio, por exemplo, é responsável pelo desenvolvimento de osteoporose.

Por isso, um dos principais cuidados que a mulher precisa ter a partir dos sessenta anos é manter a regularidade no acompanhamento de algumas especialidades médicas.

A ginecologia é importante em todas as fases da vida da mulher. Na terceira idade, essa especialidade médica é responsável pela prevenção e diagnóstico de inúmeras doenças graves, como câncer de mama e útero.

A Importância de Exercícios Físicos e Alimentação Balanceada

A prática de exercícios e uma alimentação balanceada contribuem para a prevenção de problemas que podem se tornar mais graves. Por isso, é importante atrelar prevenção , diagnóstico e tratamento.

Os exercícios físicos regulares e de baixo impacto contribuem para o fortalecimento do corpo e evitam possíveis quedas, fraturas e a manter boas condições motoras. A atividade física periódica também contribui para a manutenção do sistema imunológico e permite manter a interação social. Investir na socialização, que pode diminuir com o período da aposentadoria, contribui também para a saúde mental.

Movimente o corpo, mas não deixe de exercitar a mente. Atividades como leitura, palavras-cruzadas e quebra-cabeças, por exemplo, estimulam a memória e previnem doenças como depressão e o Mal de Alzheimer.

Ocupe seu tempo com atividades que proporcionam satisfação, cuide-se e mantenha hábitos saudáveis para se ter uma vida mais saudável e com longevidade.